segunda-feira, 21 de dezembro de 2015


CONCURSO DE TABUADAS







No âmbito do Plano de Melhoria, os alunos do 4.º ano da Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos, realizaram, ao longo do 1.º período, atividades de reforço de aprendizagem das tabuadas.  Uma dessas atividades foi "O concurso de tabuadas de Natal 2015", que se realizou no passado dia dezasseis de dezembro.
Os prémios foram atribuídos aos seguintes alunos:
1º Prémio – Ricardo Dias
2º Prémio – Matilde Castro
3º Prémio – Francisca Leite

A todos os participantes muitos parabéns.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Bolas de Natal na Praça da República

            Numa iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em colaboração com as escolas do concelho, as árvores da Praça da República foram enfeitadas com bolas de Natal das mais diversas formas e feitios, cores e tamanhos, elaboradas pelas escolas do concelho aderentes à iniciativa.
          A Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos também se associou a essa iniciativa, tendo os seus alunos elaborado e enfeitado cerca de 120 bolas, que foram ajudar a colocar, no dia 04 de dezembro, por volta das onze horas, nas árvores da Praça.
             O coração da nossa vila ficou, assim, com um espírito mais natalício e com um aspeto muito bonito.
 









                  Parabéns à Câmara Municipal e aos participantes.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

      No dia 03 de dezembro, a Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos não esqueceu o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Assim, as crianças da Educação Especial, com o apoio das respetivas docentes, professoras Catarina e Alice Machado, dramatizaram a história “Os ovos misteriosos”, para as crianças do pré-escolar.
         Paralelamente, e como dizia o cartaz “ Juntos pelo Direito à Diferença”, todas as crianças da escola desenharam o seu autorretrato, que foi exposto num cartaz gigante no hall da entrada da escola, para que pudesse ser visionado por toda a comunidade educativa.
          Foram igualmente expostos um poema e algumas palavras sobre a inclusão. Os meninos de Educação Especial distribuíram o poema por todas as salas do 1.º Ciclo.

          









Foi uma atividade importante e que colheu rasgados elogios de toda a comunidade educativa.
REGISTO DE EXPERIÊNCIAS

            As crianças do pré-escolar fizeram os registos das experiências realizadas no Dia Mundial da Ciência, 24 de novembro, dos quais deixamos aqui alguns exemplos.
            Puderam verificar, também, o resultado das experiências efetuadas uns dias antes, com folhas de árvores de diversas cores, as quais foram colocadas em frascos com um pouco de álcool. Depois introduziu-se uma folha de papel branco enrolado dentro dos frascos. Passados uns dias verificou-se que as folhas de papel branco tinham as cores das folhas das árvores.




terça-feira, 24 de novembro de 2015

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA

            No dia 24 de novembro de 2015, as crianças do Pré-escolar comemoraram o Dia Mundial da Ciência com a realização de algumas experiências, na Sala das Ciências da Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos.
            Sobre a temática “A água muda de cor”, e tendo por base a água resultante da cozedura da couve roxa a que se juntou vinagre, umas gotas de limão, bicarbonato de sódio e sabão em pó, verificou-se que da água primitivamente roxa se obtiveram colorações diferentes, resultante da mudança de PH, em virtude dos elementos acrescentados terem dado lugar a uma concentração de íones de hidrogénio baixa ou elevada.         
Com esta experiência, para além de se comemorar este dia, pretendeu-se despertar a curiosidade científica nas crianças, que aderiram com entusiasmo.
















segunda-feira, 16 de novembro de 2015

VISITA À CASA DA LÃ

Nos dias 12 e 13 de novembro, os alunos dos 3.º e 4.º anos da Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos, efetuaram uma Visita de Estudo à Casa da Lã, na freguesia de Bucos, concelho de Cabeceiras de Basto.

Desse modo, in loco, os alunos puderam observar as várias fases do trabalho de uma antiga atividade das gentes de Bucos, aldeia situada nas faldas da serra da Cabreira, onde, desde sempre, a pastorícia ocupou lugar de relevo económico no quotidiano dos seus habitantes. Assim, observaram as diversas fases do Ciclo da Lã, que começam com a tosquia das ovelhas, seguindo-se a seleção da lã, o lavar, o esgadelhar, o cardar, o fiar, o torcer, o ensarilhar, o dobar e, finalmente, o torcer.

Foi uma visita ao passado, visando preservar o futuro, uma vez que são já residuais as pessoas que se dedicam a esta atividade.