domingo, 24 de outubro de 2010

CENTÉSIMO ANIVERSÁRIO DA REPÚBLICA



O Centro Escolar celebrou os 100 anos da República com a plantação de uma árvore e foi cantado o Hino Nacional.
Seguem dois textos a lembrar esse dia, escritos por crianças do 4º ano.



Centésimo aniversário da República

Em 5 de Outubro de 1910 houve uma grande revolução. A história é simples. No tempo da Monarquia D. Carlos era o rei. Um dia o rei, o príncipe e a rainha estavam a passear quando o rei D. Carlos foi baleado por um grupo de republicanos que estavam descontentes. O príncipe D. Luís Filipe (o seu filho mais velho) , foi morto. A rainha ao ver os dois corpos foi a correr e em redor deles chorou. Mas a história continua, pois D. Manuel foi nomeado rei e deram-lhe o nome de D. Manuel II porque já tinha existido um D. Manuel I.
Mais tarde após mais ou menos dois anos, o mesmo grupo voltou e fizeram uma grande revolta e D. Manuel II e a sua mãe fugiram e aí se Implantou a República. O primeiro presidente não eleito foi o Dr. Teófilo Braga, e o primeiro presidente eleito pelo povo foi o Dr. Manuel de Arriaga.
Hoje estamos a festejar os 100 anos da República. Para comemorar esse dia, decidimos plantar uma árvore no jardim do Centro Escolar de Refojos em homenagem à grande revolução.
Cantámos o Hino Nacional e pusemos uma bandeira com o nome da «Árvore Centenária Republicana».
Alguns professores que estavam presentes fizeram algumas questões sobre o dia da Implantação da República.
Foi um dia agradável pois até o tempo convidava com um radioso Sol.

Ana Rita Marques 4º ano turma 14


5 de Outubro



O 5 de Outubro em Portugal é feriado Nacional porque se comemora a Implantação da República.
O primeiro rei de Portugal foi D. Afonso Henriques, o penúltimo foi D. Carlos e o último D. Manuel II.
A história é esta: D. Carlos, Dona Amélia e o Príncipe D. Luís Filipe estavam a andar de carruagem e um grupo de republicanos não queriam e começaram aos tiros e D. Luís Filipe e D. Carlos morreram.
Dona Amélia coroou como rei o seu outro filho D. Manuel e assim ficou a governar D. Manuel II, mas só esteve dois anos, porque os Republicanos não concordavam, porque ele era jovem e não tinha experiência e por isso não sabia governar e foram expulsos para Inglaterra e assim passou da Monarquia para a República.
Tomou conta do governo Teófilo Braga, mas num governo provisório. O primeiro presidente eleito foi Dr. Manuel de Arriaga e o actual presidente é Dr. Aníbal Manuel Cavaco Silva.
Para se comemorar esse dia no Centro Escolar de Cabeceiras de Basto fomos para o jardim com algumas individualidades da Câmara e professores do Agrupamento e lá fizeram-nos perguntas, cantámos o Hino Nacional.
Plantei uma árvore com ajuda da minha colega Marta e foi baptizada com o nome de «Árvore Centenária Republicana».
Gostei muito do dia, até ele sorriu para nós com uma agradável temperatura.

Bruno Miguel Matos Valadares 4º ano Turma 14